top of page
Alan Weiss

 

 

O flautisa Alan Weiss estudou com Julius Baker, James Pappoutsakis e Phillip Kaplan.
Tocou com muitos músicos notáveis em música de câmara e grupos
como a Orquestra Pops de Boston. Weiss foi o flautista principal e solista da Virgínia
(Norfolk) Sinfonia e co-director flautista da orquestra clássica de Boston.


Internacionalmente, Weiss actuou como flautista com a Filarmónica da Cidade do México,
Orquestra do Estado México e a Orquestra Sinfónica Nacional de Islândia. Em 1995, interpretou um altamente aclamado álbum de estréia solo europeu com a Orquestra da Rádio da Roménia recebendo uma elevada cobertura da mídia. O jornal de Bucareste Roménia Cortidianul descreveu a sua performance como prova de "rue master of the American school of wind playing." Ele é reconhecido pelo seu attractive and individual tone” (Boston Globe) e “ease of playing with warm expression” (Actualitea Muzicala-Romania). Outros críticos desecreveram-no como “excellent and distinguished” (Boston Phoenix), “spectacular performer” (Tineretul Liber-Romania) e “fine musician” (Virginia Ledger Star).

 

Alan Weiss estreou inúmeras obras, nomeadamente as de Philip Glass. Essas performances foram transmitidas na rádio pública nacional (NPR) e trechos utilizados para a banda sonora do filme Edgar Allan Poe Public Broadcasting System (PBS). Weiss é foi primeiro flautista americano a executar ou gravar em concerto com a renomado George Enescu Bucareste Filarmónica desde a sua criação de 1868. Em 2001, o CD de Weiss para a Albany Records com o cravista Mark Kroll (patrocinado em parte por uma concessão da Fundação Aaron Copland) estreou obras de Robert Starer e Lester Trimble. A Revista Gramophone publicou na sua edição de novembro de 2001, "Flautist Alan Weiss plays with appropriate understated eloquence. ”


Weiss também gravou para a Golden Tone,  Carlton Classics, e Dorian labels. A sua performance no primeiro festival internacional de flauta na  China em 2004 pode ser visto em DVD publicado pelo clássico Musicale da China. Professor de flauta e música de câmara durante uma década no Boston University College para as artes, Weiss é também um professor altamente respeitado. Seus alunos ganharam posições de prestígio em orquestras profissionais e competições. Alguns de seus alunos de destaque incluem: Guoliang Han, flautista principal da Orquestra Sinfónica Nacional da China e Professor de flauta no Conservatório Central de Pequim; Jeanne Carere, flautista principal do Atlanta Ballet; o indicado ao Grammy flautista e compositor Valerie Coleman do ensemble Imani ventos; Vasco Gouveia, vencedor do prémio da competição Maria Callas e aclamado artista portuguesa e professor; e Heather Holden do premiado Arc Duo.


Weiss foi o director do Chamber Music and Young Artists Orchestra Program bem como professor de flauta para o Instituto de Tanglewood de Universidade de Boston. Alan foi artista em residência em 2000 no Schubert International Music Festival and Competition (Ovada, Italy) e já se apresentou no Festival de Música de Santander (Espanha). Em 2003, Weiss apresentou-se a solo com o projecto Toy Symphony de Tod Machover com a Boston Modern Orchestra Project em Nova Iorque e em Cambridge, Massachusetts.


Em 2005, apresentou performances a solo com a Orquestra de Câmara de Nashua (NH) e a Orquestra Clássica de Boston. Em 2007, Alan estreou-se no Japão no DAC Recital Hall de Tóquio com a mundialmente famosa flautista Shigenori Kudo. Nos últimos anos, Alan teve o privilégio de trablhar com flautistas como: Sir James Galway, Claudi Arimany, Jean-Louis Beaumadier, Kathleen Chastain, Michel Debost, Paul Edmund-Davies, Paul Fried, Lady Jeanne Galway, Shigenori Kudo, Horacio Parravicini, Nobutaka Shimizu e Juan Jesus Silguero.


Em 2010, Alan gravou o seu mais recente CD (também disponível como um DVD) com o aclamado flautista Paul Fried e pianista Bryan Pezzone intitulado "Virtuoso flauta Trios" na etiqueta do Golden Tone. O periódico "Flutist Quaterly" publicou na sua edição de Outono ,“This CD is filled with variety, sonority, and style performed with elegance and sensitivity by two marvelous masters of the flute…”


Em 2012, deu uma masterclass para o Imani Chamber Winds Summer Festival in Lincoln Center, em Nova York. Foiintroduzido como "Membro honorário" do Caballeros del Traversos, sociedade de flauta mais exclusiva e mais ilustre da Espanha.


Em 2014, Alan realiza com Claudi Arimany os concertos para duas flautas de Vivaldi e Doppler que recebeu grande aclamação da crítica no Boston Globe. Apresentou-se duas vezes com Sir James Galway na Geórgia e na Suíça. Mais recentemente foi convidado para realizar um concerto especial em homenagem a James Galway que foi transmitido internacionalmente na WQXR New York City. Apresentou-se também  com James Galway também e membros do naipe de flauta da Filarmónica de Nova Iorque.


Alan Weiss trabalha regularmente com várias flautas costume-crafted 14K ouro feitas por William S. H

 

bottom of page