top of page
Amalia Tortajada

 

 

Amalia Tortajada nasceu em Valência em 1986 onde começou os seus estudos de flauta aos seis anos

de idade com o professor Abel Aldás.

 

Concluiu em 2008 a licenciatura no Conservatório Superior de Música Joaquín Rodrigo de Valência,

na classe da professora Mª Dolores Tomás, com “Matrícula de Honor” e galardoada com o prémio

“Final de Carreira” do conservatório.

 

Nesse mesmo ano foi selecionada no Royal College of Music em Londres, onde prosseguiu os seus

estudos musicais com os professores Jaime Martín, Sue Thomas e Stewart McIlwham.

Recebeu uma bolsa do “Instituto Valenciano de la Música” e foi galardoada pela fundação “St. Marylebone Educational Foundation of London”. Em 2009 concluiu a pós-graduaçao com a máxima classificação.

 

Nesse ano fez parte da RCM Symphony Orchestra como 1º flauta, sob a direçao de Esa-Pekka Salonen, com a qual tem actuado no Cadogan Hall de Londres. Paralelamente, participou em cursos de aperfeiçoamento com Salvador Martínez, Vicens Prats, Michael Cox, Paul Edmund Davies, Jacques Zoon, Emmanuel Pahud e Andreas Blau, entre outros.

 

Em 2007 recebeu o 1º Prémio do “I Concurso de Jóvenes Intérpretes de Valencia”. Este prémio permitiu-lhe apresentar-se em recitais na “Vanderbilt University of Nashville”, nos Estados Unidos da América, e em Herzogenrath, na Alemanha, como artista convidada do festival “World Music Contest” de Kerkrade em 2009. Foi membro de várias orquestras juvenis, como a “Joven Orquesta Nacional de España”, “Joven Orquesta de Valencia” e “The World Orchestra of Jeunesses Musicais”.

 

Na temporada 2009/2010 ocupou o lugar de segunda flauta na “Orquestra del Palau de les Arts de Valencia” sob a direção de Lorin Maazel e Zubin Mehta,  também dirigida por Gianandrea Noseda e Valery Gergiev. Tem colaborado regularmente com orquestras profissionais espanholas como “Orquesta de Valencia”, “Real Orquesta Sinfónica de Sevilla”, “Bilbao Orkestra Sinfonikoa” e “Orquesta Ciudad de Ibiza”.

 

Desde janeiro de 2012 é membro da Orquestra Gulbenkian.

bottom of page